Politica
Alunas: Danielle e Iara 7AADM
Política Econômica: São ações tomadas pelo governo, utilizando instrumentos econômicos, assim, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos. Assim, podemos dizer que tais medidas afetam de maneira intensa a vida do cidadão comum. Uma decisão de elevação no depósito compulsório pode interferir diretamente na renda, no emprego, nas vendas, e conseqüentemente na vida dos agentes econômicos. Assim a microeconomia preocupa-se com o individual e a macro com o todo. É comum encontrar no jornalismo econômico noticias a respeito da elevação ou redução da taxa de juros. Essas alterações são determinadas pela atuação do governo sobre outras variáveis (Neste caso a oferta de moeda).
Os principais agregados econômicos são: Taxa de juros, crescimento econômico, nível de preço, taxa de desemprego e taxa de cambio. Mas para serem alcançados de forma eficaz, o governo utiliza-se de um conjunto de políticas e instrumentos econômicos, como:
-Política Monetária: Tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia, ao determinar a quantidade tem-se a formação da taxa de juros, podendo ser interpretada como “o preço do dinheiro”.
-Recolhimento Compulsório: Representam o percentual incidente sobre os depósitos captados pelos bancos.
-Operações de mercado aberto: Regulam o fluxo monetário influenciando os níveis das taxas de juros em curto prazo. Controlando diariamente a oferta da moeda, manipulação das taxas de juros á curto prazo, permitir que instituições utilizem suas disponibilidades ociosas em diversas operações financeiras (aplicações) de curto e curtíssimo prazo e criação de liquidez para os títulos públicos motivando as negociações com todos os demais títulos.
-Mercado Primário e Secundário: Primário, onde os títulos são negociados pela primeira vez, revertendo os recursos provenientes das negociações diretamente ao seu emitente. Secundário, onde se realizam a compra ou revenda de títulos