Jar Test
RESUMO
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas de saúde para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, tais como estar isenta de microrganismos patogênicos e não deve ser prejudiciais ao ser humano. O chamado Teste de Jarro (Jar Test) é um dos testes mais utilizados, que tem como objetivo avaliar as dosagens de coagulantes a serem utilizados no tratamento e obter o pH ótimo de coagulação, durante todo o processo. O objetivo deste experimento foi possibilitar a aplicação de dosagens diferentes do coagulante Sulfato de Alumínio, sendo que destas é escolhida a que clarifica melhor a água, avaliando qual é mais vantajoso de acordo com a eficácia, eficiência e viabilidade.
Palavras-chave: Jar Test; Coagulação; Coagulantes; Tratamento da água
REVISÃO DA LITERATURA
De acordo com Ribeiro (2007), na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água coletada dos mananciais se transforma em um produto potável, pronto para ser consumido sem riscos à saúde. Funcionam como verdadeiras fábricas para transformar a matéria-prima, água insalubre, em água potável. Em cada fase do processo existe um rígido controle para dosar a utilização de produtos químicos e acompanhar os parâmetros de qualidade. No processo são utilizados equipamentos especiais e reagentes químicos próprios para remover as impurezas. Na etapa do tratamento a coagulação e a floculação constituem em uma delicada parte do tratamento convencional de água.
MATERIAL E MÉTODOS
Materiais:
5 Beckers
1 proveta de 100 mL
1 pipeta de Pasteur
Solução de sulfato de alumínio 1%
Cronômetro
Métodos:
Para realizar o Jar Test utilizamos 4 Beckers, com o auxilio da proveta adicionamos 200ml de água contaminada em cada um desses beckers. No primeiro Becker junto com a água foi adicionado 1,0ml de sulfato de alumínio 1%, no segundo 1,5 ml, terceiro 2 ml e por fim no quarto 3 ml da substancia. Após ser colocado junto