Romantismo
A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da história.
O Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte, nomeando um sistema, um estilo delimitado no tempo.
O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.
Características gerais: * a valorização dos sentimentos e da imaginação; * o nacionalismo; * a valorização da natureza como princípios da criação artística; * os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. ARQUITETURA E ESCULTURA
A escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, a grosso modo, a permanência do estilo anterior, o neoclássico. Algumas vezes foi retomado o estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
PINTURA
Características da pintura: * Aproximação das formas barrocas; * Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; * Valorização das cores e do claro-escuro; * Dramaticidade. Temas da pintura: * Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas; * Natureza revelando um dinamismo equivalente