Jar test
INTRODUÇÃO
Experimento realizado em laboratório, onde foi feito a analise de uma amostra de água, com intuito de determinar a quantidade de coagulante (Sulfato de alumínio) que nos da o melhor resultado de coagulação para o tratamento da água, ou seja, consiste em deixar a água mais cristalina/limpa possível.
MATERIAL E MÉTODOS
Material e equipamentos:
- 4 Beckers;
- 1 proveta de 100 mL;
- 1 pipeta de Pasteur;
- Solução de Sulfato de alumínio 1% .
Métodos:
Adicionar 200 mL da amostra de água (com auxílio da proveta) em cada um dos 4 Beckers. Acrescentar no primeiro Becker 0,5 ml de sulfato de alumínio 1%, no segundo Becker adicionar 1,5ml e no terceiro Becker adicionar 2,0 ml e no último Becker fica sem adição de sulfato de alumínio, para comparação. Após adicionado o Sulfato de alumínio agira durante 30 segundos e, em seguida agitar vagarosamente durante 2 minutos. Para finalizar parar a agitação e deixar decantar, no mínimo, 15 minutos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após realizado todo o procedimento do Jar test, ficou perceptível como mostra na figura 01 a diferença de turbidez entre os copos, principalmente do copo que não foi adicionado sulfato de alumínio (Primeiro copo da direita). A importância de fazer esse teste é que conseguimos comparar e obter dosagens otimizadas de diferentes quantidades (em ml) de coagulante (Sulfato de alumínio) a serem empregados no tratamento de água.
Figura 01
Ocorreu que em alguns copos o coagulante não tenha se misturado totalmente a água, fazendo assim com que haja diferença entre os copos, mesmo que seja adicionada uma quantidade maior de sulfato de alumínio. Com isso observamos que o primeiro Becker (numero 1) obteve resultados semelhantes as outros dois Becker seguintes, mas com uma quantidade de coagulante menor, o que implica em um tratamento com custos menores e uma qualidade boa.
CONCLUSÕES
Após a realização do experimento,