Jar test
Campus Joinville
JAR TEST
RESUMO
Jar test é um teste de jarros realizado para determinar as dosagens necessárias dos coagulantes para realizar a floculação e limpeza no tratamento de água, a coagulação consiste em introduzir na água um produto capaz de unir as impurezas da água. Este produto é conhecido como coagulante. Os principais compostos coagulantes são: sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), cloreto férrico (FeCl3) e sulfato férrico (Fe2(SO4)3).
Palavras-chave: Jar Test, Coagulante, Água barrosa, Sulfato de Alumínio.
REVISÃO DA LITERATURA
Objetivo desse Trabalho é: Observar o processo utilizado para determinar a quantidade de coagulante a ser empregada e a faixa de pH ideal, através do teste do jarro (Jar Test), entender na prática os processos de coagulação, floculação e sedimentação.
Segundo (Richter, 2009), diversas são as informações que se podem obter, entre elas: dosagem ótima de coagulante e outros reagentes, concentração (diluição) ótima, intensidade e tempo de floculação, sequência de aplicação de reagentes.
Informações como essas são importantes para o projeto de uma nova estação de tratamento, para a otimização, controle ou ampliação de uma existente.
Uma coagulação e floculação adequada depende da dose correta de coagulante, que, por sua vez, é influenciada por série de fatores, entre eles a turbidez, cor, pH e alcalinidade.
Os produtos químicos mais utilizados são o sulfato de alumínio e a cal, e a finalidade de ensaio é determinar as doses mais efetivas destes produtos para uma dada água, no controle da coagulação e floculação. O volume da amostra de água bruta deve ser tal que todas as porções testadas provenham da mesma amostra.
MATERIAL E MÉTODOS
4 Beckers transparentes de 250 ml
1 Becker de 1 litro
1 pipeta de Pasteur
1 colher
Solução de sulfato de alumínio 1%
Cronômetro
Procedimento: Adicionar aproximadamente 200 ml da amostra de água a cada um