HTML5
Offline
A fim de permitir que os utilizadores continuem a interagir com as páginas web mesmo quando a conexão à internet não está disponível, os autores podem fornecer um manifesto que lista os arquivos que são essenciais para que a página web trabalhe offline e que faz com que o navegador faça uma cópia desses ficheiros para o uso offline.
Storage
Conectividade
Acesso de Ficheiros
Semântica
O HTML5 foi construído para estender as capacidades das versões anteriores do HTML, mas permitindo sempre aos browsers mais antigos o acesso ao conteúdo. A semântica do HTML5 não serve apenas para “ficar mais bonito”, mas antes para melhorar o desenvolvimento web, permitindo assim largas melhorias na acessibilidade, na pesquisa e na internacionalização.
Para isso, foram feitas várias alterações à lista de elementos do do HTML. Para começar, foram removidos alguns elementos, que entraram em desuso ou que deixaram de fazer sentido para os objetivos da nova semântica. Os elementos puramente de apresentação, tal como o , e , tornaram-se obsoletos. As funcionalidades destes elementos passaram a ser da responsabilidade do CSS, mas tal como referido, não significa que seja crucial atualizar o código para dar resposta a estas alterações. O HTML5 apesar de ter estes elementos como obsoletos, continua a interpretá-los de forma igual, mantendo assim possível a leitura adequada como seria feita pelos browsers antigos.
Da mesma forma, todos os atributos destinados puramente a apresentação específica foram também removidos. Falamos dos atributos [align] no elemento , [table], [background] no e [bgcolor] no .
Na verdade, nem todos os elementos de apresentação foram removidos. Alguns deles mantêm-se na nova especificação, mas as suas funcionalidades foram redefinidas para que se tornarem semânticos. Um exemplo é o elemento que antes significava o uso de texto com uso de tipografia diminuída, mas agora, apesar de continuar a