HTML5
O Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG) iniciou um trabalho para o novo padrão de HTML em 2004, quando o World Wide Web Consortium (W3C) concentrava se no futuro desenvolvimento do XHTML 2.0 e o HTML 4.0.1 não tinha sido atualizado desde 2001.Em 2009 a W3C decidiu para o trabalho no XHTML 2.0 e descontinuar esse padrão,desta forma o W3C e o WHATWG passaram a trabalhar juntos no desenvolvimento do HTML5.
O Hypertext Markup Language versão 5 ou HTML5 é uma linguagem de marcação para a World Wide Web e é uma tecnologia muito importante para a internet que foi proposto originalmente pelo Opera Software. Esta nova versão de html trouxe mudanças importantes quanto o papel do html na internet como nova acessibilidade e semântica proporcionando várias novas possibilidades com os novos recursos que antes só era possível utilizando outras tecnologias.
O seu objetivo é melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias, enquanto se mantém facilmente interpretada por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos como (navegadores, parsers, etc). O HTML5 será o novo padrão de linguagem para o HTML, XHTML e HTML DOM, ele atualmente está em fase de testes, porém vários navegadores já implementa algumas de suas funcionalidades.
O HTML5 traz várias novas funções sintáticas, elas incluem as tags de , , e elementos , assim como a integração de conteúdo SVG(Scalable Vector Graphics) que substitui o uso das tags . Foram projetadas essas funções para tornar mais fácil a inclusão e manipulação de conteúdo gráfico multimídia na web sem ter que recorrer aos plug-ins proprietários e APIs. Outros novos incrementos são as funções , , e que foram feitos para dar maior diversidade na semântica dos documentos. Enquanto alguns elementos foram introduzidos outros foram retirados, redefinidos ou padronizados como o e . As APIs e os modelos de objetos de documentos são agora partes fundamentais da