HTML5
Podemos defini-lo como simples, direto e robusto, já que ele foi criado, e vem sendo aperfeiçoado, para ser assim. O HTML5 tem como intuito abranger uma linguagem mais simples, que consiga organizar em seus códigos arquivos multimídias, programação gráfica, programação de jogos, multi-plataformas e diversos dispositivos.
Um grande exemplo de sua diferenciação do antigo HTML, é o fato de não precisar de plug-ins como o flash da Adobe, dando ao programador a liberdade de edita-lo, e inserir arquivos dos quais ele mesmo possa dimensionar. O HTML5 possui adeptos como a apple, inclusive uma das frases mais polemicas envolvendo o fato de não ser preciso o Flash é a de Steve J. "Talvez a Adobe deva se concentrar mais na criação de grandes ferramentas de HTML5 para o futuro, e menos em criticar a Apple por deixar o passado para trás".
Além deste fato, o que mais agrada no HTML5 são seus códigos, que se comparados aos de HTML, exibe a sua maneira bem lógica e fácil de aprender. Veja a alteração entre um, e outro:
No antigo HTML usávamos (frequentemente alterava):
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">
Com o HTML5:
<!DOCTYPE html>
Quando o HTML5 mudar, o doctype não sera alterado. Já fora decidido que esse será permanente.
E no CSS:
<link type="text/css" rel="stylesheet" href="estilo.css">
Agora, no HTML5, faremos:
<link rel="stylesheet" href="estilo.css">
A meta tag charset, usada para escrever símbolos e caracteres especiais, como os de acentuação da língua portuguesa:
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=UTF-8">
Com o HTML5:
<meta charset="utf-8">
O HTML5, também está sendo feito de modo a ficar mais robusto, mais forte contra erros de codificação, evitando aquela tag, valores errados, ou alguma aspa que faltava.
Referente a sua padronização, ele ira interpretar códigos antigos, e ira mostra-los, incluindo também os frames que estão em desuso. Outras não serão