Clinica
1.1 Fisiopatologia
Os carboidratos são macronutrientes essenciais na dieta humana, contribuindo com cerca de 40 a 50% das calorias diárias dos alimentos. A lactose, o açúcar do leite é produzido exclusivamente pela glândula mamária, no leite humano ela está presente em 7% de sua composição, enquanto o leite de vaca apresenta 5% desse açúcar, os distúrbios de sua hidrólise e /ou absorção revestem-se de grande importância.
A digestão e a absorção dos carboidratos ocorrem em várias etapas no trato gastrointestinal, a hidrólise enzimática desses compostos em monossacarídeos é pré-requisito para sua absorção normal, sendo realizada por enzimas que se localizam na luz intestinal (alfa-amilase) ou na superfície do epitélio (dissacaridases). As duas principais classes de dissacaridades são a beta-glicosidase (lactase) e as alfa-glicosidases (sacarase-isomaltase, maltase-glicoamilase e trelase).
As amilases salivar e pancreática são responsáveis pela quebra dos açúcares mais complexos, glicogênio e amido, resultando de dextrinas, maltotrioses, maltoses e pequenas quantidades de glicose livre, a glicoamilase age sobre a maltose e oligossacarideos lineares (três a nove unidades de glicose), estando localizado do meio para a base da vilosidade, o complexo sacarase- isomaltase está localizada nas porções médias das vilosidades e atua sobre a sacarose, maltose, maltotriose e maltotetraose (subunidade sacarase) ou sobre a isomaltose e dextrinas alfalimites.
A má absorção de sacararose é incomum e decorre da insuficiência congênita da atividade da sacarase-isomaltose (forma primária), a má absorção do amido e derivados, também primária ou secundária, é condição muito rara, já com maior atividade digestiva e em localização mais distal na vilosidade em relação ao ápice.
A lactose é um dissacarídeo beta-galactosidase, denominada atualmente lactase hidrolase florizina, com predomínio do jejuno e localizada no ápice das vilosidades, o que torna mais