janu
Acadêmicos: Aroldo Rodrigues; Indiane Queiroz; Meire Elem; Tatiane Silva
Disciplina: Economia Brasileira II – 7° período
Plano Collor
Campanha política de 1989
No ano de 1989 as eleições presidenciais do Brasil foram marcantes, pois aconteceu de forma direta abrindo espaço para as praticas democráticas. O novo presidente iria substituir Sarney(1985-1990), foram 23 candidatos na disputa entre os quais estavam os principais lideres dos principais partidos políticos.
As eleições aconteceram em dois turnos, sendo que Fernando Collor que pertencia ao Partido Republicano Nacional ( PRN) saiu vitorioso no primeiro com 20,6 milhões de votos (o equivalente a 28% do total). Luiz Inácio da Silva Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu 11,6 % milhões de votos (16,08% do total), conquistando a outra vaga do segundo turno.
Entretanto no segundo turno Collor ganhou em companhia de seu vice Itamar Franco, graças a seu discurso de um País inovador e com uma imagem revalidou a ideia de renovação. Collor era jovem e bonito, prometia acabar com os funcionários públicos com alto salários, denominados “marajás”. E assim conquistou a população que o elegeu com mais de 42% dos votos, importante colocar que Collor inicialmente não era de preferencia popularmas com suas atitudes e Profissionais da área de marketing Político nas campanhas, logo foi tomado pela população.
Fernando Collor de Mello
Fernando Collor de Mello nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1949. Cursou economia na Universidade de Brasília, em 1973 comandava o jornal da família em Maceió. Iniciou sua carreira politica em 1979 como prefeito nomeado de Maceió,em 1982 foi eleito deputado federal pelo Partido Democrático Social, em 1986 ganhou a eleição para governar Alagoas pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, e em 1989 ganhou a eleição a presidente do Brasil.
Governo Collor
Collor toma posse em 15 de março de 1990e tem ao seu lado a ministra Zélia Cardoso de