17 59 1 PB
Kelma Jucá
resumo
A pesquisa visa examinar a evolução gráfica da revista Veja face a um mercado em constante expansão.
Em síntese, a função desta análise é identificar os elementos gráficos que se alteraram em Veja nos anos de 1984, 1994 e 2004.
Palavras-Chave
Revista Veja - Evolução gráfica Meios eletrônicos de comunicação Elementos gráficos - Projeto gráfico
- Diagramação
Introdução
Diagramação é a arte de organizar, de forma harmônica e atraente, os elementos gráficos da página e o conteúdo informativo. São eles: títulos, tabelas, fotos, publicidades, fios, tarjas. Na verdade, o ato de diagramar visa conciliar estética com técnica. Estética no sentido de deixar a página leve, suave e com uma bonita apresentação. Já a técnica diz respeito aos recursos práticos que têm a finalidade de tornar o processo de leitura algo coerente, lógico e agradável.
Com efeito, a diagramação é um processo criativo que como resultado final proporciona uma beleza plástica e um valor visual à página, bem como o equilíbrio e a identidade do jornal. “A preocupação do programador visual e, conseqüentemente, sua tarefa específica, é dar a tais mensagens a devida estrutura visual a fim de que o leitor possa discernir, rápida e confortavelmente, aquilo que para ele representa algum interesse” (SILVA, 1985: 43).
Desse modo, é sob a perspectiva visual que a pesquisa é fundamentada. O objeto de estudo é a revista impressa Veja, hoje considerada o produto semanal de maior tiragem no país. Na década de 80, a tiragem janus, lorena, ano 2, nº 2, 1º semestre de 2005
77
hebdomadária era de 500 mil exemplares. No ano vigente, uma média de 1.250.000 revistas é impressa por semana.
Durante trinta e seis anos de existência, Veja operou mudanças gráficas externa e internamente. Porém, essas alterações não se deram de forma abrupta e sim de modo gradual. A identidade visual de Veja não lhe permite modificar bruscamente sua linguagem