246888753489

3706 palavras 15 páginas
As novas tecnologias e a função do
Lúdico na educação

Carlos Eduardo Damian Leite

resumo

Diante do desenvolvimento de novos recursos de aprendizagem, a partir da evolução das novas tecnologias de comunicação e do desenvolvimento da cibercultura, surgem questões referentes a modos mais eficazes de educar, tendo como base a busca pela criticidade e formação do cidadão. O foco nestas linhas será mantido na abertura atual do professor para com o educando de tratar questões mais subjetivas, humanas, já que o conhecimento, enquanto apreensão de informações, já se encontra presente no meio virtual.
Palavras-Chave

Novas tecnologias - criticidade cibercultura - lúdico - formação.

Na questão da apreensão e desenvolvimento do saber, do senso comum às discussões acadêmicas, as mudanças aceleradas sentidas atualmente em todas as áreas do conhecimento e da produção são decorrentes de uma revolução tecnológica. Segundo Schaff (1993), a primeira revolução pode ser situada entre o final do século XVIII e início do século XIX, quando se substituiu a força física do homem pela energia das máquinas. Hoje se assiste à segunda revolução, caracterizada pela ampliação das capacidades intelectuais do homem pela tecnologia. Esta revolução realiza transformações econômicas, sociais, políticas e culturais numa denominada sociedade informática:
[...] a sociedade informática escreverá uma nova página na história da humanidade, pois dará um grande passo no sentido da materialização do velho ideal dos grandes humanistas, a saber, o do homem universal, e universal em dois sentidos: no de sua formação global, que lhe permitirá

janus, lorena, ano 3, nº 4, 2º semestre de 2006

65

fugir do estreito caminho da specialização unilateral, que é hoje a norma, e no de se libertar do enclausuramento numa cultura nacional, para converter-se em cidadão do mundo no melhor sentido do termo (SCHAFF, 1993, p. 71).

Lévy (1993) diz que o universal não é o

Relacionados