jaha
Este estudo tem como objetivo, conhecer os riscos de agentes físicos do consultório odontológico e doenças causadas por estes materiais. Com objetivo específico destacam-se:
- A prevenção e controle dos riscos físicos, que é essencial ao bom desempenho profissional e está
diretamente relacionada à qualidade do trabalho desenvolvido.
- Propor recomendações que permitam uma melhoria do ambiente.
Metodologia
Com o propósito de conhecer os riscos causados pelos agentes físicos de um consultório odontológico, e propor uma melhoria para o ambiente, foram realizadas pesquisas em artigos e livros.
Controle dos Riscos Físicos
Os riscos físicos se caracterizam por:
- Exigirem um meio de transmissão (em geral o ar) para propagarem sua nocividade.
- Agirem mesmo sobre pessoas que não têm contato direto com a fonte do risco.
-Alguns exemplos de riscos físicos, ruído, a iluminação,calor, frio, pressões anormais, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.
Radiação
A utilização da radiação na odontologia está relacionada à melhoria e/ou à manutenção da saúde do paciente. As radiografias têm sido excessivamente utilizadas, causando preocupação quanto aos riscos radiológicos. Os possíveis efeitos deletérios à saúde causadas pela radiação vai depender principalmente do tempo de exposição a uma fonte radioativa, por isso deve ser doses a níveis aceitáveis e proteção do paciente e profissional. Manter os equipamentos em perfeitas condições de funcionamento e proceder ao exame com técnicas atualizadas e adequadas.
Ruído
A preocupação com a perda de audição surgiu com o uso de motores de alta rotação no final da década de 50. Costa (1989), citado por Saquy (1996), observa que o cirurgião dentista está exposto a várias fontes de ruído, como: compressores de ar, turbina de alta velocidade, sugadores de saliva, além de outros fatores como som ambiente e ruído externo ao ambiente de trabalho. Nogueira (1983), em relação ao