Parto e aleitamento
Disciplina: Biologia
Professor: Filipe Rocha
Grupo de trabalho: Ana Rita nº3 12ºA Bruno Pereira nº6 12ºA
Data de entrega: 07/11/2014
Ano letivo: 2014/2015
Índice
Índice de Figuras 2
Introdução 3
Parto 4
Parto Normal 4
Parto por cesariana 5
Aleitamento 6
Lactação 6
Alterações nas glândulas mamárias. 7
Como aumentar a produção de leite: 7
Vantagens do Aleitamento: 7
Mitos Falsos Sobre o Aleitamento Materno: 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Índice de Figuras
Figura 1: Dilatação do colo do útero……………………………………………………………..4
Figura 2: Expulsão do bebé e da placenta………………………………………………………5
Figura 3: Regulação hormonal ……………………………………………………………….…...6
Figura 4: Legendagem de um seio ………………………………………………………………7
Introdução
O trabalho que se segue será com abordagem a um dos temas fornecidos pelo professor de Biologia, “Desenvolvimento Embrionário/Parto e Aleitamento”.
Os objetivos deste trabalho são conhecer melhor a forma como e feito o parto e o que acontece durante o parto e também saber o que acontece para que as mães consigam alimentar os seus filhos recém-nascidos através do aleitamento.
A mulher possui um sistema reprodutivo perfeitamente preparado para a manutenção da espécie. Num parto sem perturbações, o próprio organismo humano se ocupa de produzir analgésicos que atenuam as dores do parto, ou de atingir um pico de ocitocina (hormona que promove as contrações musculares uterinas e reduz o sangramento durante o parto) que previne hemorragia pós-parto, por exemplo.
O parto é o conjunto de fenómenos e mecanismos que tem como fim a expulsão do feto, e dos seus anexos, do organismo materno, a partir do momento da viabilidade teórica do feto (cerca de 26 semanas após a conceção). O aleitamento materno pode ser considerado um procedimento natural, decorrente do parto, voltada para alimentar o bebé. Todos