Jacare de papo amarelo
Nome: Jacaré de papo amarelo Nome científico: Caiman latirostrisHabitat: Rios e lagos da Mata AtlânticaTamanho: chega a medir 2,5 metros de comprimento (os maiores crocodilianos da atualidade raramente ultrapassam 6 metros)
Alimentação: Alimenta-se de invertebrados, como insetos e caracóis, e de pequenos vertebrados, como peixes e aves
Tempo médio de vida: Como todos os crocodilianos, tem uma vida longa e, provavelmente, pode ultrapassar os 50 anos de idade
Gestação: As fêmeas colocam até 60 ovos por postura, que eclodem depois de 60 a 90 dias de incubação
Curiosidades:
Os jacarés, juntamente com seus primos crocodilos e aligátores, surgiram na face da Terra há pelo menos 200 milhões de anos. Contemporâneos dos grandes dinossauros, também atingiram tamanhos gigantescos.
O Purussaurus brasiliensis, um jacaré que viveu há 20 milhões de anos, na região onde hoje fica a Bacia Amazônica, atingia cerca de 14 metros de comprimento, rivalizando em tamanho com o famoso Tyranossaurus rex (conhecido de todos como o maior vilão do filme Jurassic Park). Provavelmente, incluíam em seu cardápio de carnívoro vários dinossauros.
Os jacarés sempre se mostraram muito bem adaptados às condições de vida do planeta, sobrevivendo, inclusive, aos fatores que determinaram a extinção dos dinossauros.
Apenas o homem, através da caça excessiva, poluição das águas e desmatamento, conseguiu colocar em risco a sobrevivência desses animais. Esse é o caso do jacaré-de-papo-amarelo. Ao contrário dos mamíferos, quanto mais velho, torna-se maior e mais forte. Os machos defendem territórios e formam haréns de fêmeas. | |
Fonte: http://www.terra.com.br/criancas/bichinhos09.htm
Lobo-Guará
Nome científico: Crysocyon brachyurus.
Nome em inglês: "Maned Wolf".
Ordem: Carnivora.
Família: Canidea.
Habitat: Campos e Cerrados.
Distribuição geográfica: Centro-oeste do Brasil, Paraguai, Leste