Jaborandi
- Planta arbustiva da família Rutaceae;
- arbusto perene que se adapta melhor aos solos leves, arenosos e bem drenados.
- Iluminação meia-somba ou plena
- Pode-se fazer a colheita quando o arbusto estiver plenamente crescido e cheio de folhas.
- São utilizadas as folhas ou folíolos.
- 6 espécies, nove subespécies e 12 variedades, variando entre sul do México e América Central para o sul da América do Sul.
- A maioria das espécies são encontradas no norte, Nordeste e nordeste do Brasil, nestas áreas, representando o centro de diversidade genética do gênero (Skorupa, 1996).
- Representam hoje em dia uma das mais importantes fontes de compostos farmacologicamente ativos.
- Crescimento comercial das espécies de Pilocarpus já ocorrem em algumas partes do nordeste do Brasil, mas a colheita das folhas de populações nativas ainda é uma prática comum), que traz um risco de extinção das espécies. Por esta razão, um programa de inventário floristic, (??) taxonomia, estudos de químicos e conservação de germoplasma das espécies de Pilocarpus está agora em andamento.
Propriedade terapêutica:
Sudorífero, diurético, promovedor de saliva, revitalizante capilar.
Indicação clínica:
-Glaucoma
- Quadros febris
- Diabetes mellitus
- Dor de dente
- Na estética: Fortalece os cabelos, reduzindo a calvície. Têm a reputação de ser um estimulante do crescimento capilar, estimulando o folículo.
Composição:
1-fenil-5-vinil, 5,9-dimetil-decano Alcaloides (principal: Pilocarpina.), ácido jabórico, ácido pilocárpico, terpenos, resinas e taninos.
Composição química
Alcalóides (0,50 - 1%): derivados do imidazol: pilocarpina (majoritariamente), pilocarpidina, isopilocarpidina, fisostigmina, pilosina, isopilosina, epiisopilosina e epiisopiloturina. A pilocarpina é solúvel em água.
Óleo essencial (0,50%): limoneno, beta-cariofileno, 2-tridecanona, sabineno, a–pineno e outros terpenos.
Reações adversas: altas doses