trabalho
Um ano depois, Niemeyer matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Em 1934, ele sai de lá com o diploma de engenheiro arquiteto. "Depois de casado comecei a compreender a responsabilidade que assumia e fui trabalhar na tipografia de meu pai, entrando depois para Escola Nacional de Belas Artes", disse ele.
Em 1935, Niemeyer inicia sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. "Não queria, como a maioria dos meus colegas, me adaptar a essa arquitetura comercial que vemos aí. E apesar das minhas dificuldades financeiras, preferi trabalhar, gratuitamente, no escritório do Lúcio Costa e Carlos Leão, onde esperava encontrar as respostas para minhas dúvidas de estudante de arquitetura. Era um favor que eles me faziam", afirmou ele.
Bibliografia
http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/oscar-niemeyer/ http://stat.correioweb.com.br/especiais/oscarniemeyer/ http://www.valeoclique.com.br/oscar-niemeyer-biografia-resumida-principais-obras/
Em 1937, Oscar Niemeyer projeta a Obra do Berço, no Rio. Dois anos mais tarde, viaja com Lúcio Costa para projetar o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. Em 1940, Niemeyer conhece o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o chamaria para projetar seu primeiro trabalho individual.
Aos 33 anos, o arquiteto desenhou em Belo Horizonte, Minas Gerais, uma série de prédios a convite de Kubitschek, mais tarde conhecidos como Conjunto da Pampulha. A construção, que ficou pronta em 1943, rendeu muitas críticas e admiração e trouxe ao arquiteto sua primeira projeção internacional.