Ivo tonet
“Na filosofia entende-se a maiêutica como processo dialético e pedagógico criado por Sócrates, para levar as pessoas a atingir o verdadeiro conhecimento a respeito do objeto de interesse”. (p.11) Portanto, essa maiêutica se caracteriza por ser um processo dialético, composto de argumentação levando assim a alto reflexão e ao verdadeiro conhecimento sobre as coisas e a realidade.
“Para Sócrates, só ocorre o verdadeiro conhecimento que é pessoal, individual, produto de reflexão e análise, se o individuo voltasse para se próprio e reconhecesse suas imitações, assumir suas dúvidas”. (p.12) Com isso, Sócrates argumentava o interlocutor, levando-o a contradições, ou seja dúvidas, buscando assim a sua reflexão.
“Ainda na Antiguidade classe, a teoria da maiêutica do conhecimento de Sócrates já defendia que os conceitos e as visões do mundo do ser humano são produzidos pelo próprio homem”. (p.12) Portanto essa teoria objetiva, que toda ação humana deve ser consciente, unindo elementos, para se elaborar uma análise, de reflexão.
“O homem conhece quando é capaz de reunir experiências, percepções sensoriais próprios e lembranças, idéias formando nos conceitos”. (p.14) Nesse conhecimento tácito o homem cria teorias métodos, sentimentos, valores e habilidades que utilizará na sua vida, ou seja, utiliza a forma pessoal com que cada pessoa interpreta a realidade que a cerca.
“... assim, a expressão a cervo social do conhecimento, conhecimento explícito ou conhecimento compartilhado significa que a experiência do indivíduo, tanto histórico como biográfico pode ser objetivada, conservada e acumulada, através do veículo da informação”. (p.14) Portanto o conhecimento explicito é o conhecimento do individuo, que foi exposto e compartilhado com pessoas do mesmo grupo social, através do processo de transmissão da informação, utilizando assim a