Alienação
A Síndrome de alienação parental é uma situação onde a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos, eles tentam afastar o filho um do outro. O alienador faz a criança acreditar que a mãe ou o pai não gosta dela, quer ter outro filho, não deixa a criança fazer o que quer, que ela não precisa estudar e outro a obriga e que ela só precisa de um deles para ser feliz. Alienação Parental é crime perante a lei, pois as crianças precisam de uma proteção dos pais, e isto dificulta a convivência deles e dos familiares com a criança. O pai ou a mãe da criança a usa como instrumento de vingança, a criança muda seus comportamentos e fica difícil de entender a criança, controlar e educar.
Isto ocorre quando os pais se separam, e por não terem uma separação amigável, por viverem brigando, usam o filho para atingir a vida da ex-mulher ou do ex-marido. Causando muitas consequências, pois não é fácil essa situação para a criança e para os familiares. A maioria dos pais separados comete esse erro, porque brigam muito, ocorrem traições, há vários motivos para que isso ocorra, mas em primeiro lugar eles devem pensar na criança para não prejudicar a vida na escola, com os amigos e na família, pois a criança quer os pais ao lado dela e não a disputando a todo o momento.
Os pais não percebem o mal que estão fazendo a criança, eles ficam cegos, só pensam em atingir, perturbar, vivem em função disso, e esse é o grande problema. Eles realmente não percebem que a criança fica triste, descontrolada, se distancia das pessoas, também a crianças que não entendem muito bem esse fato, por serem muito novas, mas isso acaba atingindo ela. Por isso é preciso que levem a criança a um psicólogo ou terapeuta, para que ela saiba lidar com essa situação e também é necessário que o juiz determine algo para a ex-mulher ou ao ex-marido para que isso não ocorra mais e façam entender que isso atinge a criança de uma maneira que traz muitas