iversos
Página: 1 de 2 Ir para... Introdução Removendo os Bad Blocks Introdução
Bad block ou sector defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses sectores com defeito são marcados com um "B".
Vários usuários nos escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.
O que ocorre na verdade é o seguinte. Actualmente os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Caso isso fosse possível, o disco rígido seria danificado. Isso ocorre porque entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça do disco rígido. Se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido não teria mais como mover-se.
Os programas formatadores de baixo nível são utilitários para detectar os sectores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projecto confidencial), não efectuando - apesar do nome - a formatação em baixo nível.
Esses programas possuem uma função interessante, que é actualizar o mapa de sectores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por sectores defeituosos e actualiza o mapa do disco.
Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando Format), esse comando "pula" os sectores constantes nessa tabela de sectores defeituosos. Dessa forma, não haverá nenhum sector marcado com "B" ("Bad Block") na FAT, embora os sectores defeituosos continuem existindo no disco.
Os sectores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de sectores defeituosos, fazendo com que o