APOSTILA CABELEIREIRO
Saúde e Beleza
Conceitos de Saúde e Beleza
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
O estado de saúde é determinado, basicamente, de acordo com a cultura, ambiente e estilo de vida do indivíduo. Segundo a Wikipédia, Beleza é uma percepção individual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos. Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa. Também podemos considerar que beleza é, uma unidade dentro da variedade, que deve ser harmônica.
A palavra beleza era utilizada originalmente para denominar exatidão, precisão; eventualmente a palavra adquiriu o significado de simetria. Beleza é aquilo que vemos e que podemos interpretar de modos diferentes. É difícil se expressar em palavras o que é o "belo". Mas pode-se afirmar que a beleza é um conjunto de elementos que resultam naquilo que se considera belo. Algumas das expressões utilizadas antigamente para definir a beleza feminina eram "mulheres agradáveis aos olhos" ou "mulheres formosas a vista".
Anatomia da Pele
A pele, cútis ou tez, é um órgão externo que reveste todo o corpo do ser humano protegendo-o através das inúmeras funções de relação com o meio exterior.
A estrutura da pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, mas o seu número é semelhante.
Constitui 15% do peso corporal, sendo um órgão muito mais complexo do que aparenta.
Possui diversas funções, dentre elas:
Proteção do corpo contra ameaças físicas externas: A epiderme secreta proteínas e lipídeos (a principal, é a queratina) que protegem contra a invasão por parasitas e a injúria mecânica e o atrito. Contra esta também é fundamental o tecido conjuntivo da derme, no qual os fibrócitos depositam proteínas fibrilares com propriedades de