Apostila de Cabeleireiro
Cabelos bem cortados, limpos e tratados valorizam a aparência. Por outro lado, um corte malfeito, ou fios malcuidados podem derrubar a beleza de qualquer um.
O que é o cabelo
O cabelo é uma espécie de tecido morto, formado por uma proteína chamada queratina e tem uma parte que todos podemos enxergar: são os fios que estão do lado de fora da pele. Mas tem uma outra parte que ninguém vê: é a raiz, que fica dentro do folículo piloso, que por sua vez, fica dentro da pele.
É o formato dos folículos que determina o tipo do cabelo.
O fio de cabelo possui três partes: a parte central é chamada de medula. Em volta da medula está o córtex, que é responsável pela elasticidade e pela resistência do fio de cabelo. No córtex estão os grânulos de melanina que determinam a cor dos cabelos. A cutícula, que é a camada externa do fio, formada por placas sobrepostas, fica em volta do córtex e o protege.
Os cabelos podem ser reconhecidos pela forma (lisos, muito lisos, ondulados, cacheados ou crespos) ou pela espessura (finos ou grossos). Também podem seguir a classificação étnica: negróide (negro), mongolóide (oriental) ou caucasiano (europeu).
Se observarmos no microscópio, veremos que os cabelos orientais são grossos, muito lisos e com o folículo redondo. Os europeus podem ser lisos ou ondulados, mas são finos e possuem o folículo ovalado. Os cabelos afro são uma combinação dos dois tipos. São finos como os europeus, mas têm o folículo ovalado, o que torna os fios mais frágeis e com tendência a embaraçar.
Os cabelos e a saúde
A beleza dos cabelos está ligada à saúde do corpo. Se o organismo funciona bem e as emoções estão equilibradas, os fios ficam saudáveis e bonitos. Muitas vezes, quando o organismo sofre alterações, os cabelos dão os primeiros sinais