Iuguslavia
A Iugoslávia surgiu depois da primeira guerra, reunindo uma série de etnias e culturas. Adotou o sistema socialista e realizou uma série de reformas nas diversas regiões do país.
O governante iugoslavo, o presidente Tito, enquanto esteve vivo, conseguiu manter a Iugoslávia unida. Tito governou de 1945 até 1980. diante de diversas etnias, Tito equilibrava o poder entre as várias repúblicas, estabelecendo um sistema rotativo para a presidência do país.
Em 1991, os sérvios impediram a posse de um presidente croata, oi que deu origem a muitos conflitos que culminaram em 15 de janeiro de 1992, quando a comunidade econômica européia (CEE), reconheceu a independência da Croácia e da Eslovênia, desmembrando totalmente a Iugoslávia com a separação da Macedônia e da Bósnia-hezergovina.
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/iugoslavia-formacao-e-desagregacao
A crise da Iugoslávia
RTP Notícias (Portugal) | Profª Vera Lúcia da Costa Antunes
A Iugoslávia surgiu com a união de três povos em 1918: eslovenos, croatas e sérvios. Passou a usar esse nome a partir de 1929. Durante a Segunda Guerra Mundial, esteve invadida pela Alemanha, mas os guerrilheiros resistentes os expulsaram em 1944, e, em 1945, o país se torna socialista.
Para aplacar o nacionalismo latente entre as diversas etnias da Iugoslávia, Josip Broz Tito dividiu o país em seis repúblicas federadas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia), mas com predomínio sérvio do governo federal. As regiões de Kosovo (com 90% de albanases) e da Voivódina (com 66% de húngaros) permaneceram integradas à Sérvia, mas a partir de 1974 suas etnias ganharam uma considerável autonomia.
Nos anos que se seguiram à guerra, o governo socialista do Marechal Tito se caracterizou por certo distanciamento de Moscou (não participava do Comecom ou do Pacto de Varsóvia) e pela criação de um governo rotativo colegiado, em que representantes de cada