As varias faces do subdesenvolvimento
As péssimas condições de moradias refletem nas paisagens urbanas das cidades, principalmente em países desenvolvidos. Sabemos que o subdesenvolvimento traz tantas diferenças regionais, desigualdades sociais e dependência, tanto tecnológica quanto do capital estrangeiro.
Origens do subdesenvolvimento
A desigualdade das relações entre países favoreceu a concentração de riquezas em algumas nações e causou a pobreza generalizada em grande parte do mundo.
O longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre e colônias e metrópoles enquanto existiram grandes impérios coloniais.
Grandes impérios -Colonialismo( século XV – XVIII), Imperialismo (XIX):
· Potências Mercantilistas (Portugal e Espanha).
· Potências da Revolução Industrial (França, Inglaterra, Holanda). Os principais impérios coloniais eram britânicos e francês.
· Itália, Bélgica, Alemanha, Portugal e Espanha possuíam domínios mais modestos.
As ex-colônias adquiriram problemas após sua independência em decorrência da sua relação com a metrópole. Também adquiriram outros originados da própria incapacidade de administrar seus destinos. A situação de pobreza agravaram com governos ditatoriais, submissão aos interesses de empresas transnacionais, corrupção, conflitos étnicos e dívida externa.
A Divisão Internacional do Trabalho (especialização ou papel de cada país no mercado mundial) também influenciado e controlado pelos países ricos, A metrópole dominava o comércio com as colônias através do pacto colonial.
As novas nações se especializaram-se na exportação de matérias-primas agrícolas e minerais e tornaram-se mercado consumidor para produtos industrializados das antigas metrópoles (DIT Clássica).
Após a Segunda Guerra Mundial, as empresas transnacionais procuraram, nesses países, um novo mercado para vender seus produtos, aplicar seu capital e aproveitar sua