Vencendo a Síndrome de Jonas
Jonas 1.2,3; 4.1-3
Introdução:
O livro de Jonas é um livro sobre missões. É um livro que descreve a indiferença do povo de Deus para com o seu chamado, vocação e missão.
O CHAMADO DE DEUS: JONAS TINHA UMA MISSÃO
A extensão da jornada e da missão: Mais ou menos 4.000 quilômetros. Além do mais a cidade era grande: As suas muralhas tinham 15 mts. de espessura e 30 mts. de altura. Estendia-se ela por cerca de 13 quilômetros.
Mas a ATITUDE DE JONAS foi: “ Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis.”
JONAS DECIDIU FUGIR DE DEUS. SITUAÇÃO DE JONAS: “Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
ATITUDE DE DEUS: Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento. CONSEQUÊNCIAS DA ATITUDE DE DEUS: e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
OUTRAS PESSOAS SÃO ATINGIDAS: Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso;
Deus fala com Jonas: DEUS FALA A JONAS ATRAVÉS DO DESCRENTE (E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. )
DEUS FALA A JONAS POR MEIO DAS CIRCUNSTÂNCIAS: “ E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?”
Por que Jonas fugiu? Por que se recusou a ir à Nínive? Seu etnocentrismo: Javé era o Deus exclusivo dos israelitas.
Seu conhecimento sobre a maldade, a crueldade e o tratamento desumano que os ninivitas dispensavam aos seus inimigos.
Sua falta de compaixão e indiferença com aquele povo.
A síndrome de Jonas
I) Jonas foi