ITIL
TRABALHO
ITIL Practitioner Release & Control
Prof: Ailton Queiroz
Aluno: Francisco Emerson Andade Silva
CONTEXTO
Atualmente muitas empresas ainda pensam que dispor de tecnologia da informação em sua empresa se resume simplesmente em adquirir computadores, impressoras, softwares e disponibilizá-los a seus funcionários. Isto é um engano, pois se gasta recursos, tempo e perde-se informação e competitividade. A tecnologia da informação não se resume a este simples procedimento, mas em vários dentro da empresa e em sua estrutura organizacional. Torna-se necessário esclarecer que a princípio a tecnologia da informação irá atrair novos problemas e não soluções mirabolantes.
A primeira barreira é com relação aos funcionários que em sua maioria podem ser considerados analfabetos digitais, pessoas incapazes, geralmente por falta de preparo, de obter informações através da informática, internet ou qualquer outro dispositivo ligado a computadores. Esse analfabetismo digital deve ser levado a sério pela empresa e pelo setor de gerenciamento de TI, para que a implantação do sistema ocorra num tempo curto e proveitoso. Cabe então ao setor de TI a implantação da tecnologia necessária à empresa e o treinamento dos funcionários para que ela possa ser usada de forma maximizada.
Novas ferramentas de trabalho surgiram com o advento da tecnologia da informação e o indivíduo deve ser preparado para manusear estas ferramentas com destreza. Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; os homens são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; juntos, seu poder ultrapassa os limites da imaginação (Albert Einstein). É dessa união que estamos falando, o homem treinado para aperfeiçoar seu lado brilhante inerente a raça humana e o computador preparado com sistemas idealizados para solucionarem as necessidades da empresa.
É neste contexto que a TI assume um papel essencial na