Itard
CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – EAD
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL I
Acadêmica: Eliane Giuliani Hoppe
O momento histórico vivido por Jean Itard foi na virada do século XVIII para o século XIX em Cantão de São Sernin, França, 1798.
Foi o período da história que começam os experimentos mais aprofundados de trabalhos com crianças com deficiência. Neste período foi encontrado nas florestas do Sul da França, um menino de aproximadamente 12 a 15 anos, que se portava como um animal, que o chamaram de Victor.
Contrariando alguns médicos que realizaram estudos no menino, Itard defendeu a ideia de que educá-lo seria possível, pensava que a maneira como o menino vivia e agia era porque tinha sido abandonado e privado do contato social.
Itard desenvolveu métodos de tratamento moral para fazer com que Victor deixasse de ser primitivo e pudesse viver em sociedade, ele utilizou métodos de condicionamento, de treinamentos, de socialização, jogos e brincadeiras na tentativa de que Victor aprendesse a falar e a se relacionar com as pessoas.
Porém todo o esforço de Itard acabou fracassando, pois ele não conseguiu humanizar Victor e nem ensiná-lo a falar.
Jean Itard foi o precursor na busca de soluções para as crianças com deficiência e deixou grandes contribuições para a Educação Especial nos dias de hoje. Ele deu o primeiro passo para a sociedade entender que as pessoas com necessidades especiais precisam e merecem ter um acompanhamento de profissionais especializados. Chamou a atenção para a questão da educação e do investimento que devemos fazer, apostando na capacidade das pessoas com necessidades especiais, para que eles possam ter o seu lugar e ter a sua participação na sociedade.
Referências:
Elaine Atendimento Educacional Especializado (AEE)