Vitor, o menino selvagem
O filme conta a história de um menino de mais ou menos 11 anos que foi abandonado ainda pequeno na floresta ( não se sabe ao certo com que idade fora abandonado ).O menino foi encontrado por uma mulher que ao andar pela floresta ouviu um barulho, estranho ,julgando se tratar de um animal pediu ajuda aos caçadores para captura-lo. O garoto andava de quatro como os animais e subia em arvores com a agilidade de um macaco, bebia água no riacho como os animais bebem e se alimentava de frutos e folhas. O garoto foi então perseguido pelos homens e seus cães farejadores pela floresta até ser capturado, vendo que se tratava de uma criança levaram-na para a aldeia.
O garoto então despertou a curiosidade de um homem, - Dr. Itard, que protegia o garoto da curiosidade dos demais.
Levaram-no então para uma Instituição para surdos e mudos, mas o garoto não conseguiu se socializar com os demais alunos, passou então a ser maltratados pelas outras crianças e incompreendido pelos adultos. Foi então que o Dr. Itard resolveu tirá-lo da instituição, uma vez que seu mestre o Dr. Pinel, classificou o garoto como um retardado irrecuperável e sugeriu que o levassem para uma clínica para deficientes mentais.
No entanto para Dr. Itard , o garoto era apenas uma criança que crescera na floresta afastado do convívio da sociedade em isolamento total. Dr. Itard, propõe-se então a educa-lo ( socializa-lo ), leva o garoto para casa e com a ajuda da governanta inicia a difícil tarefa.
Ao chegar em casa a governanta da um banho no garoto, corta suas unhas, cabelo e com a ajuda do Dr. Itard coloca roupas nele e dão –lhe o nome de Victor. Começam então a árdua tarefa de socialização de Victor. Com o passar do tempo Victor aprendeu a andar ereto, vestir roupas, sapatos pois passava a ter sensibilidades tais como frio, calor. Dr. Itard passa então a ensina-lo testando sua memória visual, colocando ferramentas em lugares e pedindo para que Victor fosse busca-las