o estudo
Tema
O desenho como mediador da aprendizagem: um olhar sobre a educação infantil.
Justificativa
Procurar analisar e compreender a influência do desenho para o desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil. O motivo pelo qual foi escolhido este tema se deve a relevância do desenho como meio de expressão de suas habilidades intelectuais. Visando contribuir para a inserção desta primeira escrita como ferramenta de aperfeiçoamento das atividades infantis.
As questões norteadoras que conduzem na busca de respostas significativas em relação ao tema abordado, conduzem a desvalorização do desenho em sua essência como instrumento de desenvolvimento psico-motor e da comunicação da criança, e na maioria das vezes é considerado como um passatempo sem importância.
Para realização deste tipo de atividade lúdica na sala de aula seriam necessárias reflexões pertinentes à formação do professor de educação infantil que não é devidamente preparado para buscar no desenho maneiras de aprendizagem eficazes. Além desses profissionais também não obterem acesso e disponibilidade de material especifico para a realização desta prática. Discussão da Problemática Em sua definição segundo o site Wickpédia o desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é CONCEBIDO tanto como processo quanto como resultado artístico. Através da história o desenho REELABOROU significados em cada período especifico da história. Como SE PODE perceber nos tempos pré-históricos o desenho era considerado como se tivesse alma própria, muito relacionada a conceitos tribal-religiosos, e apenas com o passar do tempo é que se disseminou o aspecto expressivo, de uma linguagem da expressão subjetiva de cada individuo.
O desenho, da MANEIRA COMO se deseja explicitar nestA PESQUISA é mais voltadA para A produção das crianças, mais especialmente