Resumo do filme - o menino selvagem
Uma camponesa anda a colher bagas na floresta. Ouve um barulho de arbustos a mexer. Olha e, ao ver um animal estranho, larga o cesto e foge. Esse animal estranho era um ser humano. Um menino que andava com os pés e as mãos, trepava às árvores, comia bolotas e raízes, coçava a cabeça e o corpo como os animais, tinha um olhar vago ... Entre as árvores, como elas balançando ao vento, a criança era parte integrante da natureza.
2º Momento: A Caçada
A camponesa vai chamar três caçadores que vieram com cães e espingardas tentar caçar esse “ser” selvagem. Sentindo-se perseguido, o menino começa a fugir e, acossado pelos cães, sobe a uma árvore. Mas, ao pendurar-se num ramo, cai, nesse momento, um dos cães apanha-o e morde-o. Contudo o jovem selvagem consegue defender-se. Embora com menos força e biologicamente mais mal preparado, a sua inteligência é maior o que lhe permite resolver a situação em seu favor: aperta o pescoço do cão até o matar.
A caçada prossegue. Quando os caçadores estão prestes a apanhar o menino, ele foge novamente escondendo-se num buraco no chão. O caçador acende então uma tocha com fumo que mete dentro do buraco. O menino é obrigado a sair. Tenta ainda fugir mas os caçadores conseguem apanhá-lo. Tapam-no e levam-no com eles para uma Quinta.
3º Momento: Conhecimento público da descoberta da criança selvagem
O menino selvagem é entregue aos cuidados de um aldeão que o protege da curiosidade dos camponeses. Entretanto, em Paris, um médico lê uma notícia sobre este acontecimento e reconhece como seria útil examinar esta criança e determinar o seu grau de inteligência. Itard compreende que se trata de uma situação excepcional: um adolescente privado de educação por ter vivido afastado dos indivíduos da sua espécie.
4º Momento: Ida para a prisão de Rodez
Acorrentado num palheiro, o menino tenta fugir diversas vezes. Para evitar tal facto é transferido para a prisão de Rodez. Entretanto, em Paris, a criança capturada na