Resenha livro "o menino selvagem"
RESENHA DO ARTIGO “O MENINO SELVAGEM”
Trabalho realizado pelos alunos Igor de Campos Bertane e Mariana Alba dos Santos do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera unidade Norte para a disciplina Ciências Humanas e Sociais ministrada pela Professora Nilceia Gonçales.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
RESUMO DO FILME 2
ENTREVISTA COM FRANÇOIS TRUFFAUL 2
CRÍTICAS AO FILME 2
CONCEITO DE SELVAGEM 2
PROPOSIÇÕES DO PROF. ITARD PARA A EDUCAÇÃO DO MENINO SELVAGEM 2
EDUCAÇÃO, ENSINO OU INSTRUÇÃO DO MENINO SELVAGEM: ALGUNS EXEMPLOS 2
Educação 2
Ensino 2
Instrução 2
CONCLUSÃO 2
INTRODUÇÃO
No ano me 1800 um menino de aproximadamente 12 anos de idade foi encontrado em uma floresta no sul da França, estava sozinho, sem roupas, andava de quatro e não falava uma só palavra, aparentemente foi abandonado quando teria três ou quatro anos, o menino a quem deram o nome de Victor, foi levado a Paris onde ficou aos cuidados de Itard. Durante cinco anos Dr. Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano. Pouco progresso foi conseguido não era mais um menino selvagem de quando fora encontrado, porém tão pouco se tornou propriamente “humano”.
Para possuirmos uma conduta verdadeiramente humana não basta que sejamos homens no sentido físico e biológico do termo. A convivência em sociedade nos ensina a linguagem, a conduta e aos costumes efetivamente humanos, mesmo as características biológicas de Victor não se desenvolveu de forma semelhante a um indivíduo inserido em uma sociedade humana, pois o ser humanos se completa na própria sociedade, a cultura é a verdadeira responsável pela nossa natureza. A vida em sociedade é uma das tarefas mais importantes que se apresenta