Itaipu
A visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada em Foz do Iguaçu -PR foi realizada no dia 03 de novembro de 2003 no período da manhã. Com acompanhamento der engenheiros e profissionais da área tendo a duração aproximada de duas horas e meia.
OBJETIVO
Um aprofundamento no conhecimento de geração de energia a partir de hidrelétrica assim como a melhor visualização de sua dimensão e importãncia.
Descrição
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em operação, é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná. A potência instalada da usina era de 12.600 MW (megawatts), com 18 unidades geradoras de 700 MW cada. A partir de 2004 , Itaipu conta com 20 unidades, ampliando sua capacidade instalada pra 14 milhões de kW.
A ampliação do número de unidades geradoras de 18 para 20 já estava prevista no projeto de Itaipu, mas só foi decidida no início de 1997, pelos governos dos dois países.
A usina superou seus próprios recordes mundiais de produção de energia, por vários anos consecutivos. Em 1999, a usina produziu 90 bilhões de quilowatts-hora (kWh) e em 2000 a produção superou os 93,4 bilhões de kWh, suficiente para garantir o suprimento de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e de 24% de toda a demanda do mercado brasileiro
Itaipu vem batendo recordes ano a ano , graças ao desempenho excepcional de suas unidades geradoras. Os indicadores de disponibilidade estão entre os melhores do mundo, resultado do grande cuidado com a manutenção e a operação das unidades.
Ao longo dos últimos anos, Itaipu bem tomando medidas para elevar a disponibilidade de suas unidades geradoras e em conseqüência, a sua capacidade de geração. Essas providências permitiram melhorar as condições de atendimento ao sistema interligado das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Após criteriosos estudos, o corpo técnico de Itaipu conseguiu, através de reajustes de controle e de proteção das unidades geradoras, um