Itaipu
1.1 – Início e localização
Iniciado em 1975, um ano após a criação da entidade denominada Itaipu Binacional, o projeto da Usina Hidrelétrica de Itaipu teve a primeira unidade de 700 MW comissionada em 1984, seguida da instalação de duas a três unidades por ano, até a décima oitava e última em abril de 1991, com aproveitamento hidrelétrico final de 12.600 MW.
Itaipu é o maior projeto hidrelétrico do mundo e o resultado dos esforços e do empenho de dois países vizinhos, Brasil e Paraguai, em desenvolver uma fonte comum de energia em benefício próprio. Encontra-se localizado no rio Paraná, onde os dois países fazem fronteira, 14 km a montante da ponte internacional que liga a cidade de Foz de Iguaçu, no Brasil, à Ciudad del Este (antigamente denominada Presidente Stroessner), no Paraguai.
1.2 – Momento histórico e acordo entre Brasil e Paraguai
No início dos anos 60, quando a rápida e crescente demanda por energia no centro-sul do Brasil virou motivo de preocupação dos responsáveis pelo planejamento nacional, o governo brasileiro contratou a firma de engenharia OMF, dirigida pelo Eng. Octavio Marcondes Ferraz, para estudar a viabilidade de um projeto hidrelétrico na região do Salto das Sete Quedas.
O projeto Sete Quedas, como é conhecido, propunha uma barragem de desvio no rio Paraná, acima das quedas e em território brasileiro. O rio seria desviado para um canal de 60 km de comprimento, construído ao longo da margem esquerda do rio, também em território brasileiro, contornando as quedas e levando as águas de volta ao leito do rio, abaixo da garganta, onde seria construída uma hidrelétrica com capacidade de 10.000 MW.
Esse projeto unilateral não pôde ser aceito por causa da natureza internacional do local, o que acabou levando Brasil e Paraguai a firmarem um acordo de aproveitamento conjunto, não somente do local das Sete Quedas, mas também de todo o trecho do rio Paraná que faz fronteira com os dois países. De modo que os Ministros das