Lobectomia e pneumonectomia
PNEUMECTOMIA E LOBECTOMIA
Gilberto Geraldo de Lima
Lobectomia
A lobectomia é um procedimento cirúrgico para remover um dos lóbulos dos pulmões. Pode ser realizada quando uma anormalidade ou doença de pulmão foi identificado que exige a remoção cirúrgica. Um lobo pode ser removida para evitar a disseminação do patógeno causador da doença para os demais lobos, como acontece com a tuberculose ou a certos tumores cancerosos de pulmão.
INDICAÇÃO
É indicado em casos de ; - Tuberculose (TB) - uma infecção bacteriana crônica que normalmente infecta os pulmões, embora outros órgãos possam estar envolvidos. TB é primariamente uma doença transmitida pelo ar (spread por gotículas de ar de pessoas infectadas quando tossir ou espirrar).
- Abscesso pulmonar - uma coleção localizada de pus que podem formar no pulmão. Se o abscesso não resolver com terapia antibiótica, pode "muro off" de modo que não infectar o resto do corpo.
- Enfisema - uma doença crônica que resulta da decomposição química das fibras elásticas nos pulmões, interferindo com a expansão e contração dos pulmões
- Tumor benigno - uma massa não-cancerosos
- Câncer de pulmão - um grupo de cânceres que podem afetar os brônquios, um ou mais lobos dos pulmões, o revestimento pleural e / ou tecido pulmonar outros
- Infecções fúngicas - fungos são um grupo de organismos que, embora rara, pode causar infecções em várias partes do corpo. As infecções fúngicas são difíceis de diagnosticar e tratar.
Cuidados de Enfermagem Pré – Operatório
- Orientar o paciente sobre o tratamento cirurgico.
- Controlar sinais vitais do paciente ( principalmente a frequencia respiratoria)
-Realizar tricotomia se necessario da região toracoabdominal
Cuidados de Enfermagem Pós – Operatório
- Administrar medicamentos prescrito para alivio da dor.
- Controlar sinais vitais.
- Realizar curativo na incisão cirurgica, e dreno.
- Orientar o paciente a não fazer esforço