Enfermagem
O QUE É:
A traqueostomia consiste em um procedimento cirúrgico que objetiva criar uma abertura na parede anterior da traqueia comunicando-se com o meio exterior, sendo mantido aberto com o auxílio de uma cânula.
Este procedimento é indicado em casos como:
Obstrução das vias aéreas superiores;
Permitir a higiene das vias aéreas;
Fornecer oxigênio para os pulmões, por meio de ventilação mecânica.
Embora a morbidade resultante de traqueostomia seja baixa, entre 4% a 10%, assim como qualquer procedimento cirúrgico, a mesma envolve potenciais complicações. Os maiores riscos de ocorrência de complicações estão em pacientes muito doentes ou que necessitam de uma traqueostomia de emergência.
Dentre elas estão:
Obstrução da cânula por secreções;
Hemorragia;
Danos às cordas vocais, levando à mudança permanente da voz;
Infecção;
Pneumotórax; (Pneumotórax é o acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a pleura (membrana que reveste internamente a parede torácica). Este espaço virtual é denominado de espaço pleural.)
Lesão de esôfago;
Prejuízo à deglutição;
Cicatrização hipertrófica. (A cicatriz hipertrófica, nada mais é que uma cicatriz elevada em relação ao tecido original)
CUIDADOS:
CURATIVOS DIÁRIOS
TROCA DA CÂNULA A CADA 29 DIAS.
RECUPERAÇÃO:
A recuperação da realização do procedimento fica na dependência de diferentes fatores, como a durabilidade da traqueostomia, as condições dos tecidos ao redor da incisão e as condições físicas do paciente.
A remoção da cânula deve ser feita assim que o paciente já possa respirar normalmente por via aérea fisiológica.
PONTE DE SAFENA:
O QUE É:
É Chamada ponte de safena a cirurgia que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração).
O nome completo da cirurgia é cirurgia de revascularização miocárdica (referente ao miocárdio, músculo que irriga o coração) por