gestão escolar
Aluna: Arimar Freire Araripe
Pólo: Messejana
Professor: Roberto Júnior
SUPERVISÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Fortaleza-ce
2013
FICHAMENTO__________________________________________________
Cultura é o processo pelo qual o homem transforma a natureza, bem como os resultados dessa transformação. No processo autoproduzir-se , O homem produz , simultaneamente e em ação recíproca , a cultura . Isto significa que não existe cultura sem homem, nem homem sem cultura ‘’ ( Saviani , 1986:122) . ( página – 44 )
Processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global ‘’ ( Saviani , 1986:120 ) . ( página – 44 )
O pilar da emancipação é constituído por três lógicas de racionalidade : a racionalidade estético-expressiva da arte e da literatura , a racionalidade moral-prática da ética e do direito , e a racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica . ( página – 45 )
O colapso da emancipação na regulação constitui o sumário do tempo presente , diagnóstico de uma época no limiar de tudo e à beira do nada , ofuscada por uma luz que ilumina até a cegueira .No centro deste diagnóstico e desta condição está a ciência moderna que paulatinamente vem se transformando , de solução para todos os problemas em problema ela própria e sem solução ( Santos , 1991a:4 ) . (página – 46)
Todo conhecimento implica uma trajetória, uma progressão de um estado ou momento A, designado por ignorância, para um momento B, designado por saber. (página – 47)
É certo que, com ela, o conhecimento emancipação se assume como um conhecimento negativo, mas trata-se de uma negatividade que avisa assegurar o que no futuro há de futuro. (página – 48)
Todavia, o esforço tem de ser feito e os compromissos assumidos, se não quisermos deixar aprofundar de maneira cada vez mais avassaladora o caos já existente A responsabilidade fundamental está em criar a