Isotopos
Reações enzimaticas,fenomenos de difusão, fluxo atraves de membranas e transportes de materias sucedem frequentemente em sistemas biogologicos. No estudo da materia viva ha interesse sobre sua estrutugra quimica e na compreensão da cinetica envolvida em seus processos e analises dos seus mecanismos de controle.
GENERALIDADES
_ UTILIZAÇÃO DOS RADIOISÓTOPOS NA MEDICINA
Em 1912, já então na Universidade de Viena, George de Hevesy ocorreu-lhe a idéia fundamental do emprego dos radioisotopos como elementos traçadores. Já que não era possível separar o rádium D (Ra D) do chumbo (Pb), então ele poderia utilizar o Ra D - que emitia radiações e, portanto, podia ser detectado por aparelhos especiais - como elemento traçador, marcador, para qualquer reação do Pb que quissese estudar. Em 1934, o casal Frederic e Irene Joliot Curie conseguiu a primeira transmutação de elementos quimicos, produzindo em laboratorio uma pequena quantidade de fosforo radioativo (P). A ideia do emprego dos radioisotopos como elementos marcadores e as experiencias fundamentais comprovando a sua utilização valeram a George de Hevesy entre eles os premios Nobel e o Ford. A importancia da utilização dos radioisotopos é perceptivel nos mais variados campos da atividade humana, como medicina, biologia, quimica, agricultura, pecuaria, industria, etc. O grande interesse da classe medica em relação à utilização dos radium isotopos para fins de diagnostico e terapeuticos, mas tambem aos efeitos das radiações sobre o homem e outros seres vivos. O estudo pormenorizado da metodologia dos radioisotopos e da radiologia em medicina nuclear, entretanto, requer conhecimentos mais profundos de fisica que nem sempre estão ao alcance do medico.
Esta é a razão pela qual Agência Internacional de Energia Atômica, com sede em Viena, e a ICRP recomendam que tais serviços tenham em seus quadros um ou mais