isotopos
Atividade Avaliativa
Aluno Lissandra Santos Buttazzi
Disciplina: física aplicada
Radiologia Matutino
Professor Paulo Cristakis, MSc
AS BOMBAS ATOMICAS, CUJO PRINCIPIO SE BASEIA NAS GIGANTESCAS QUANTIDADES DE ENERGIA DESPRENDIDA DURANTE AS REAÇÕES DE FISSÃO NUCLEAR, UTILIZAM COMO MATERIA PRIMA O ISÓTOPO 235 DO URÂNIO.
O QUE É ISOTOPO
Em 1906 e 1907, vários pesquisadores mostraram que a mistura de iônio e tório não podia ser separada por nenhum processo químico. Comprovou-se que a mistura era na verdade composta de duas espécies radioativas do mesmo elemento: tório 230(iônio) e tório 232. foi a primeira evidencia que duas substancias com as mesmas propriedades químicas não apresentavam características físicas idênticas.
O termo ISÓTOPO foi criado em 1913 pelo químico inglês Frederick Soddy.
Para entendermos o conceito de átomo precisamos entender algumas características do átomo. O átomo é composto por nêutron e prótons no seu núcleo e elétrons nas suas camadas, eletrosfera. O numero atômico corresponde ao numero de prótons presentes dentro do núcleo e é ele quem determina o elemento químico, já que o mesmo elemento químico não varia o numero de prótons.
Os isótopos são espécies diferentes do mesmo elemento. Isto é, dois átomos do mesmo elemento químico com a mesma quantidade de prótons no seu núcleo, mas diferenciam-se por apresentarem diferentes números de nêutrons no núcleo. Os isótopos podem ter características diferentes tal como a sua densidade.
QUAIS SÃO AS PARTICULAS ELEMENTARES DO ÁTOMO
Chamam-se partículas fundamentais às particulares constituintes do átomo. Antigamente eram chamadas de partículas elementares, mas posteriormente descobriu-se que varias partículas podem se multiplicar em duas ou mais partículas.
Ultimamente conhecem-se ONZE PARTICULAS FUNDAMENTAIS que são:
Elétron ou negatron
Próton
Nêutron
Pósitron ou elétron positivo
Neutrino
Méson leve positivo
Méson leve