Isolantes, condutores, nióbio
CONDUTORES, SUPERCONDUTORES, ISOLANTES E NIÓBIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE TECNOLOGIA EM ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL
CAMPO GRANDE/MS
2011
WESLEY MARÇAL DE SOUZA
CONDUTORES, SUPERCONDUTORES, ISOLANTES E NIÓBIO
Trabalho realizado como exigência da Disciplina de Tecnologia dos Materiais Elétricos, do curso de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministrada pelo Prof. Edson Antônio Batista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE TECNOLOGIA EM ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL
CAMPO GRANDE/MS
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como um de seus objetivos mostrar a estrutura e as aplicações do metal Nióbio, bem como sua história, origem e propriedades, analisando seu impacto e utilização no contexto do mundo atual. Além do Nióbio observaremos também como se dá a classificação dos materiais elétricos quanto a sua condutividade, onde os mesmos são classificados como isolantes, condutores e supercondutores, descrevendo sua estrutura física, bem como suas aplicabilidades.
CONDUTORES
Os materiais condutores são caracterizados por possuírem elétrons livres em sua camada de valência, dessa forma, a resistência ao fluxo dos mesmos é mínima. Esses materiais possuem baixa resistência elétrica e por isso permitem a livre circulação das cargas elétricas, consequentemente conduzem facilmente a eletricidade. Existem muitos condutores e os mesmos podem estar nos estados sólido, líquido e gasoso. Estado sólido: A maioria dos metais. Estado líquido: Soluções ácidas, sais. Estado gasoso: gases ionizados.
SUPERCONDUTORES
É o nome que se dá aos materiais que conduzem corrente elétrica sem perdas, isto é, com resistência elétrica nula. A supercondutividade foi observada pela primeira vez em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, onde o mesmo resfriou