Supercondutores
2013
Introdução
Um metal a temperatura ambiente tem resistência elétrica pequena mas não nula. A resistência elétrica é a capacidade de um corpo em dificultar a passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Os matérias podem ser condutores, semicondutores e isolantes. E se existisse um material onde não houvesse resistência elétrica? Se a temperatura do material diminui a resistência do metal também diminui? O que aconteceria se a temperatura do metal caísse se aproximando do zero absoluto? Em meados de 1911 um físico neerlandês Heike Kammerlingh Onnes descobre a supercondutividade, desde então a supercondutividade se converteria assim em um dos fenômenos físicos mais fascinantes e desafiadores do século XX.
Condutores, semicondutores e Isolantes
Há materiais que não impedem a passagem de corrente elétrica como o cobre, ferro, ouro, alumínio entre outros metais, logo são chamados de condutores pois tem uma resistência consideravelmente baixa. Podemos determinar essa resistência através da primeira Lei de Ohm, esta lei diz que a diferença de potencial entre dois pontos é proporcional a corrente elétrica. Quando esta lei se aplica a um determinado condutor diz-se que este resistor é ôhmico ou linear, podendo ser expresso pela fórmula R=V/I, onde R é o resistência do material medida em Ohms (Ω), V é a diferença de potencial (tensão) medida em Volts (v) e I é a corrente elétrica medida em Ampères (A).
Quando um condutor metálico é submetido a uma corrente elétrica um número elevado de elétrons passa a se deslocar por esse condutor. Com isto os elétrons passam a se colidir com outros elétrons e também com outros átomos que constituem o material. Assim os elétrons tem dificuldade em se deslocar, ou seja, a uma resistência à passagem de corrente elétrica. Logo os cientistas determinaram uma grandeza para