Relações interpessoais
1. Processos fundamentais de cognição social
IMPRESSÕES - Noções criadas no contacto com as pessoas que n os fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reacções. Directas – formada a partir da própria experiencia. Indirectas - formada a partir da experiência dos outros
Categorização social - (Allport) categorizar é incluir pessoas e acontecimentos singulares em conjuntos familiares; integrar num conjunto máximo de informação, economizando estratégias de pensamento e facilitando a actuação na realidade; identificar objectos e acontecimentos portadores de marcas ou sinais próprios das categorias em questão; atribuir aos objectos caracterizados um complexo de ideias e emoções que passa a permanecer em cada um deles.
É um processo racional se parte de verdades devidamente comprovadas
Padrão ou Traço Central - designação que Asch deu aos atributos marcantes que determinam a percepção geral de uma pessoa.
IMPRESSÃO GLOBAL – INDÍCIOS FÍSICOS, VERBAIS, NÃO VERBAIS, COMPORTAMENTAIS
- O “Efeito de Halo” é um conceito de Thurstone que perspectiva o acordo entre os comportamentos efectuados e as expectativas criadas, uma vez que tendemos a privilegiar aquelas características que confirmam a primeira impressão.
- O “Efeito de Primazia” é um conceito de Asch para exprimir o impacto das primeiras impressões na organização das futuras cognições.
EXPECTATIVA - Atitude psicoafectiva que em dadas circunstâncias leva o individuo a efectuar antecipações relativamente a determinadas ocorrências sociais. Asch as primeiras impressões é que perduram devido ao efeito de primazia => os atributos ganham sentidos diferentes conforme o contexto sugerido pelos traços indicados no inicio de cada lista de adjectivos caracterizadores de uma pessoa, por exemplo.
As espectativas são determinadas pelos processos de cognição social e estes, por sua vez, também dependem dos ESTATUTOS e PAPÉIS