Isolamento termico
Na década de 40 na Suécia surgiu o primeiro tipo de isolante térmico constituído por lã mineral revestido com um reboco de cimento e cal. Utilizado com o objetivo de diminuir a transferência de calor de um ambiente interno da edificação com o mundo externo, devido à elevada resistência térmica. Embora não exista material que interrompa completamente a transferência de calor ou frio, vem surgindo uma grande variedade de materiais que atenuam estas diferenças térmicas. De acordo com alguns autores, por volta da década de 50 o pesquisador Edwin Horbach teria sido o responsável pelo desenvolvimento de sistemas de reboco delgado armado.
5.Fundamentação Teórica
Por que isolar? O homem sempre procurou dentro das limitações de cada lugar e época se adaptarem as suas necessidades, aproximar-se de uma situação de conforto, em que a variável térmica é o elemento chave.
O relacionamento térmico entre o homem e o meio ambiente é governado por muitas variáveis. Umas dependem do próprio homem, tais como: a idade, o sexo e o grau de aclimatação, mas as principais são as atividades que realizam e as roupas que usam. (Rivero, 1986).
As outras variáveis que interferem no problema são aquelas que regulam os intercâmbios térmicos e pertencem ao espaço habitado: a temperatura do ar, a temperatura das paredes circundantes, a radiação solar, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar (Fredon, 1979).
Assim é possível intervir sobre as variáveis do meio para melhorar as condições térmicas das edificações: a forma e orientação dos volumes, conjuntamente com os dispositivos que controlam a radiação solar, a seleção adequada de materiais e procedimentos construtivos e informações da predominância do vento (Rivero, 1986).
As condições de conforto térmico variam conforme as condições ambientais. A sensação de conforto térmico é diferente conforme o clima habitado, além da temperatura do ar, outros fatores significativos que controlam o conforto