Como se tornar um bom lider
Se você acaba de ser desafiado a enfrentar uma turma de adolescentes, que estão em plena efervescência, e se encontra sem saber o que fazer, fique tranqüilo, você não é o único. Muitos jovens e adultos são chamados para o trabalho com adolescentes e a maioria começa meio que sem saber como começar. Então, vamos compartilhar alguns princípios básicos (realmente bem básicos) que podem ajudar a dar os primeiros passos.
1. Tenha consciência do seu chamado. Este é um trabalho especifico que requer algumas características para o líder de adolescentes. Ter consciência do seu chamado para o trabalho com adolescentes significa que você entende que é isso que Deus quer pra você na igreja, e você não está somente dando um tempo de outras atividades ou quebrando o galho. Assim você se dedicará a esse ministério, buscando entender e amar o adolescente, enriquecendo-se com materiais novos e em cursos específicos.
2. Faça parte da turma. É muito importante que o adolescente te sinta como um amigo, e não como um inspetor escolar. Eles necessitam de um discipulador, alguém que entenda os seus problemas, não como o pai e a mãe, mas como um irmão maior, um amigo mais velho, para quem eles podem se abrir. Então, participe das atividades deles, envolva-se no mundo deles, identifique-se com a cultura adolescente para poder entendê-los. Seria bom entrar no mundo da internet do qual eles fazem parte. Seja fotoblog, Orkut, MSN, ou o que for que eles usem para se comunicar e se expressar. Geralmente nesses canais eles expressam seus sentimentos e suas necessidades. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com eles e conhecê-los um pouco mais, bem como ser acessível e conhecido por eles.
3. Trabalhe com eles. E não apenas para eles. Os adolescentes precisam estar envolvidos no trabalho, ativamente participando, criando, desenvolvendo. É assim que eles vão aprender e crescer. A adolescência é um período muito curto e logo eles estarão