isolamento termico
Trabalho de Transferência de Calor
Isolamento Térmico
Quando um sistema está em temperatura maior ou menor que a ambiente, ocorrerão trocas de calor, que poderão alterar sua temperatura e ainda resultarão numa perda de energia. Para reduzir tais efeitos se emprega basicamente uma camada de material de baixa condutividade térmica sobre as superfícies de troca. O isolante térmico (como também o acústico) incorpora em seu interior uma grande quantidade de pequenas bolhas de gás, evitando sua movimentação e reduzindo assim a transferência de calor por convecção. Como a condutividade térmica do gás é baixa, a condutividade do isolante térmico tenderá a este valor. A condutividade térmica do gás e consequentemente do material isolante varia com a temperatura de trabalho.
A condutividade do isolamento, apesar de poder ser encontrada em livros texto a título de referência, deve ser confirmada junto aos fabricantes. A condutividade é função também da idade e do conteúdo de umidade do material.
Algumas características desejáveis ou necessárias dos isolantes seriam: resistência às temperaturas as quais será submetido ( fusão e combustão); não toxidez; facilidade de aplicação; bom preço; resistência a agentes agressivos e as intempéries e resistência mecânica.
FORMATOS E TIPOS DOS ISOLANTES TÉRMICOS
Para a incorporação do gás, o isolante é basicamente poroso ou fibroso e poode ser encontrado na forma de flocos, pó ou fibras soltas, introduzidas entre duas paredes rígidas, palha de arroz e bagaço de cana se enquadraria nesta categoria. Também estão nesta classe, os flocos amorfos de lã de rocha, a diatomita e a vermiculita, que preenchem quaisquer espaços que necessitem de isolamento.Temos ainda os painéis rígidos, semi-rígidos e flexíveis aglomerados com resinas, disponíveis em diferentes densidades, espessuras e dimensões que podem ser constituídos de lã de rocha, silicato de cálcio e poliestireno e