Isolamento termico
O isolamento térmico residencial mostra através de estudos que é a solução mais inteligente na conservação de energia em ambientes tanto em clima frio quanto em climas quentes.
Em países de clima quente como o Brasil, os efeitos dos raios do sol em prédios e residências, principalmente no telhado, causa elevação da temperatura a níveis quase insuportáveis causando desconforto aos habitantes e para quem frequenta o local.·.
O modo mais óbvio de combater o problema (para a maioria das pessoas) é a instalação de um equipamento de ar-condicionado para controlar a temperatura interna do ambiente.
Isolamento térmico residencial traz conforto aos ambientes.
O Isolamento térmico quando instalado de forma correta e com o material adequado, evita que o ambiente sofra os efeitos do sol e as altas temperaturas.
Outro fator positivo é a conservação de energia; quando um sistema de ar condicionado é instalado em um ambiente com isolamento térmico, este evita que a casa perca energia e mantém o calor ou o frio do lado de fora.
Este resultado de conservação de energia x conforto térmico pode ser alcançado com o uso de lã de rocha instalada sob o teto, no forro e na fachada e paredes.
Em climas frios o sistema de isolamento térmico residencial funciona exatamente ao contrário do exemplo acima; o ambiente interno da casa é mantido em temperatura agradável porque as paredes não perdem energia (calor) para o ambiente externo que está mais frio.
O isolamento térmico residencial previne que ocorra a troca de calor entre os ambientes externo e interno, vários estudos mostram que o uso de isolamento térmico residencial melhora o desempenho de sistemas de refrigeração e aquecimento impactando positivamente nos custos com