Isoenzima
MARCADORES
Morfológicos
Bioquímicos
DNA
RNA
Marcadores moleculares
Isoenzimas
• Décadas de 60-70
• Permitiram que muitas das dificuldades detectadas pelo uso dos marcadores morfológicos fossem resolvidas.
Scandalios (1975) - vantagens importantes sobre os marcadores morfológicos convencionais.
Shields et al. (1983)- as proteínas são marcadores interessantes para o estudo genético, porque elas são produto primário dos genes estruturais. Mudanças na seqüência de bases codificadoras, na maioria dos casos, resultarão em mudanças na estrutura primária da proteína correspondente.
Kessel e Milchemore (1986) e Falcão e Contel (1991) - abordam que as variações protéicas são de grande importância nos estudos genéticos como indicadores dos níveis de polimorfismo e relacionamento filogenético, bem como na identificação de raças, espécies e populações, representando, desse modo, uma valiosa ferramenta para estudos evolutivos e taxonômicos.
1
Eletroforese de isoenzimas
* Isoenzimas - diferentes formas moleculares (variantes) de uma mesma enzima, apresentando função idêntica ou similar, presente num mesmo indivíduo (Markert & Moller, 1959).
6PGDH -CM
Co-dominância
Gel de Araucaria angustifolia
MANTOVANI, 2003
Natureza da variação isoenzimática variaç isoenzimá
As isoenzimas são diferentes formas moleculares de uma enzima catalisando a mesma reação na célula.
Quando as isoenzimas são controladas por alelos de um único loco, elas são chamada de aloenzimas.
Representam a conseqüência bioquímica da substituição, deleção ou adição de um ou mais aminoácidos no polipeptídico, afetando sua carga elétrica e, conseqüentemente, a sua mobilidade durante a eletroforese 2
Depois de corrida de eletroforese, o gel de amido pode ser fatiado, como lustrado abaixo, permitindo o estudo o estudo de diferentes enzimas.
Depois do “fatiamento”, cada fatia do gel é tratado com o substrato específico da enzima e uma