isoe suas normas
O grupo foi fundado em 1947, e desde então publicou mais de 19500 Normas Internacionais, abrangem quase todos os aspectos de tecnologia e negócios. Da segurança alimentar à computadores, e da agricultura à saúde.
A história da ISO começou em 1946, quando delegados de 25 países reuniram-se no Instituto de Engenheiros Civis em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, " para facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais". Em fevereiro de 1947, a nova organização, ISO, oficialmente iniciou suas operações.
Desde então, foram publicados mais de 19500 Normas Internacionais abrangendo quase todos os aspectos da tecnologia e manufatura.
Hoje a ISO possue membros de 162 países e 3368 organismos técnicos para cuidar do desenvolvimento das normas. Mais de 150 pessoas trabalham em tempo integral na Secretaria Central da ISO, em Genebra, Suíça.
Como "International Organization for Standardization" teria siglas diferentes em diferentes línguas (IOS em Inglês, OIN em francês de Organização de normalização internationale), os fundadores decidiram dar-lhe o nome ISO que é derivado do grego isos, que significa igual. Qualquer que seja o país, qualquer que seja a língua, a forma abreviada do nome é sempre ISO.
As Normas Internacionais ISO garantem que os produtos e serviços sejam seguros, confiáveis e de boa qualidade. Para as empresas, são ferramentas estratégicas que reduzem os custos, minimizando desperdícios, erros e aumentam a produtividade. E principalmente ajudam as empresas a acessar novos mercados, nivelar o mercado para os países em desenvolvimento e facilitar o livre e justo comércio global.
Os padrões são desenvolvidos pelas pessoas que deles necessitam, através de um processo de