Iso 9000
São Paulo, 2012
Introdução
Nesse trabalho iremos tratar sobre o ISO, que nada mais é que um conjunto de normas, para definir um padrão, e com isso vem o ISO 9000 e ISO 14000 e outros tipos de ISO, mas nesse trabalho especificaremos nesses dois ISO. É um tema abordado dentro de algumas empresas, e com o longo do trabalho, você leitor vai ver o porquê, e para o que serve esses ISO.
ISO
ISO é um conjunto de normas que procura definir um padrão internacional para as "coisas". O nome da organização é "International Organization for Standardization" (organização internacional para padronização) e engloba mais de 150 países. Neste mundo globalizado que vivemos são importantes termos normas internacionais de padronização.
Existem centenas de normas definidas por esta organização e sempre definem como norma ISO seguidas de um numero. É um programa de qualidade, no Brasil representado pelo Inmetro, no qual as empresas são auditadas ("vistoriadas" vamos assim dizer) segundo as regras, diretrizes e conceitos básicos de qualidade existentes neste programa. Existem empresas que são credenciadas pelo Inmetro, ou seja, terceirizadas e fazem esse processo de verificação do sistema de qualidade das outras empresas. Uma empresa que foi auditada e certificada pelo Inmetro que diz que o processo de fabricação ou serviço atende aos padrões de qualidade recebe além do certificado o direito de usar um selo que indica a qualidade do produto. Essa auditoria tem um prazo de validade e para você continuar utilizando este selo que qualidade você tem que sofre novas auditorias periodicamente.
Por Exemplo:
ISO4217 - padrão de código de moedas.
ISO2108 ISBN - Sistema internacional de identificação de livros.
ISO9000 - Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção.
Uma empresa recebe um certificado quando cumpre as exigências da norma. Uma auditoria é feita e se