Sexualidade na adolescência, saúde e prevenção
ARTIGO CIENTÍFICO
CRISTIANE ROCHA DA SILVA LOPES
Planalto-2012
FINOM-FACULDADE DO NORDESTE DE MINAS
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, SAÚDE E PREVENÇÃO
Artigo Cientifico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Afetiva Sexual.
Planalto-2012
CRISTIANE ROCHA DA SILVA LOPES
RESUMO
A sexualidade, no ser humano, possui um longo desenvolvimento e tem seu início desde o nascimento. Trata-se de uma organização que vai se estruturando a partir de fases, desde as pré-genitais até a genital propriamente dita, que é atingida com a maturidade. A vida sexual está começando cada vez mais cedo e os jovens precisam estar preparados para lidar com a sexualidade de maneira consciente e responsável. Muitos têm dúvidas que imaginávamos não mais existirem num mundo em que o acesso à informação está amplamente facilitado e, em busca de esclarecimento, acabam recorrendo a colegas que sabem tão pouco quanto eles. Por outro lado, a pressão do grupo do qual fazem parte, às vezes, é razão suficiente para que assumam comportamentos e atitudes que não têm maturidade para arcar com as conseqüências. Por isso, os pais devem estar atentos às transformações pelas quais os adolescentes passam, e abertos para o diálogo. Se lhes falta naturalidade para enfrentar o desafio, o ideal é que procurem ajuda de profissionais capacitados para orientá-los.
Palavras-chave: sexualidade; adolescência; maturidade, conhecimento; prevenção.
INTRODUÇÃO
A sexualidade, uma das características mais importantes do ser humano, está presente desde os primórdios da vida. Mas é na adolescência que se dá a sua maior concepção, pois, é nesta fase onde o ser humano começa ser estimulado pelos