Iso 17025
Quando eu era técnica de laboratório, era difícil explicar para pessoas que a norma 17025 não era apenas "para inglês ver". Era difícil convencer as pessoas a trabalhar de maneira diferente...
Agora com a experiência, escrevi este artigo para te auxiliar a implantar a norma em seu laboratório.
Se você quiser, pode me escrever para dizer se gostou ou não do artigo e, principalmente, para dizer se foi útil para você.
Abraço!
A ISO/IEC 17025 - é uma norma para laboratórios de ensaio e calibração que queiram demonstrar sua competência. E é esta palavra “competência” que dá o grande diferencial da ISO/IEC 17025.
A norma é compatível com a ISO 9001 e está estruturada em dois grupos: Requisitos da Direção e Requisitos Técnicos.
Os Requisitos da Direção contemplam a maioria dos requisitos da ISO 9001, como a estruturação do sistema de qualidade, aquisição de suprimentos, atendimento ao cliente, entre outros. Já os Requisitos Técnicos dão o caráter de “competência” à norma. E o que é ser competente para um laboratório? À luz da ISO/IEC 17025, ser competente é emitir resultados tecnicamente válidos.
Um resultado com qualidade é um resultado tecnicamente válido e nesta norma a discussão sobre os diferentes conceitos de qualidade não está aberta. O que nos leva a explorar as diferenças entre Certificação e Acreditação.
No processo de Certificação, como exemplo ISOs 9001 e 14001, a empresa determina seus aspectos de qualidade e procedimentos e uma entidade certificadora audita se os procedimentos e políticas estão sendo cumpridos. Em um exemplo de lojas virtuais e seus prazos de entrega, uma loja virtual que promete e cumpre entregas em até 45 dias úteis pode ter uma certificação ISO 9001, assim como outra empresa que promete em e cumpre em até 3 dias úteis. O conceito de qualidade não está na rapidez do serviço, mas na capacidade de escrever e seguir o procedimento.